domingo, 3 de outubro de 2010

A educação transforma a vida


Vejo a responsabilidade do professor além da educação formal e tradicionalista, mas sim aquela que incita no jovem a valorização do ser humano como um todo.

O professor é o principal agente de formação do cidadão ficando atrás apenas da instituição família. Ressaltando aqui a importância fundamental na formação desse jovem, uma vez que ele já trás consigo uma bagagem histórica, cultural de crenças e valores do seu meio.

Com todos esses fatores de formação tenho constatado a família desestruturada, com valores distorcidos, não preparando seus jovens para uma vida adulta em sociedade onde ele possa exercer seus direitos e onde ele tenha a consciência dos seus deveres. A família vem se transformando, e não tem dado a devida atenção a uma verdadeira educação, a de formar cidadãos.

Por outro lado tem os professores, que vendo toda essa desestruturação da família, a falta de valor pelos governantes, onde a voz do professor é uma das menos ouvidas, e a falta de interesse do aluno. Todos esses fatores desestimulam o professor sendo que muitos se deixam levar por um sistema, deixando de lado seu grande sonho, educar. Passa-se a sobreviver e não viver.

O que fazer?

Digo-lhes como educadora que sou, que não devemos nunca desistir do nosso real sacerdócio, apesar de todas as dificuldades, somos nós que damos a voz aos nossos alunos, instigando-os, fazendo-os refletir, levando nosso conhecimento onde quer que seja. No papel de formadores de pessoas capazes de refletir e de decidir, desenvolvendo neste o senso critico e o poder de escolha. Ressaltando que o jovem de hoje será o adulto de amanhã.

Temos que ter bem claro em nossas mentes de que se nos unirmos faremos a diferença nesse país, somos uma classe fundamental na estrutura de um paí. Passemos a cobrar nossos direitos e deixar claro a sociedade de que se querem mudanças, só as terão através da educação.

Só a educação e só o conhecimento liberta.

Sandra Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário