terça-feira, 28 de setembro de 2010

Aprendendo...- Por Themis Groisman Lopes











Quando palmilhamos uma estrada chamada vida, encontramos vários obstáculos pelo caminho. Dependendo da forma como os enfrentamos, poderemos torná-los preciosidades. Isto nos é possível concretizar com nossa experiência. Através dela tornamos os caminhos menos árduos. Teremos muito mais paciência e tolerância com o que nos desagrada e nos faz sofrer.
Não existe vida sem sofrimento. Sempre nos defrontaremos com uma desilusão, uma situação não desejada ou até mesmo, trágica. Quantas perdas temos ou teremos em nossa trilha. Algumas reais, outras nem tanto assim, e algumas, apenas fantasmas.
Quantas vezes somos capazes de sentir mágoas profundas, por achar que perdemos uma pessoa, sem peceber que na realidade, foi ela que nos perdeu. E, mais ainda, não podemos nos equivocar pensando ter perdido algo que nunca tivemos.
No entanto a vida não se resume em obstáculos e perdas. Ela nos oferece muito mais. Nos foi dada a possibilidade de construir, de enfeitar, de transformar a matéria primitiva, lapidando-a e produzindo. Então para que complicar?
É bem mais fácil lidar com a realidade, que é palpável, do que com a fantasia que só é útil no carnaval.
Os nossos sonhos são inerente a nós. A maioria deles é realizável, se o quisermos. Que seria da vida se não fosse possível sonhar. Não compramos, nem vendemos sonhos. Eles povoam nossas mentes e nos propiciam
criar. Sonhar permite compor um poema, escrever um texto, desenhar, pintar, esculpir, compor. Que seria da arte se não colocássemos nela os nossos sentimentos?
Podemos pensar, que como as borboletas, devemos cumprir fase por fase do antigo para entregar-se ao novo, aprendendo também a voar.
Deixemos acontecer conosco o nobre prazer de abrir para florescer. Sem o sonho, será possível? Mesmo que o acordar seja dolorido, só ele nos permite e permitirá saborear a vida, simplesmente.

Por Themis Groisman Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário